FAMBRAS e ACNUR discutem projetos voltados para refugiados no Brasil
Na última quinta-feira (30), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) recebeu em sua sede representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para uma reunião estratégica sobre projetos voltados ao apoio de refugiados no Brasil e América Latina.
O encontro reuniu importantes lideranças de ambas as instituições. Representando a FAMBRAS, estiveram presentes o Dr. Mohamed Charanek, Diretor Jurídico; Delduque Martins, Diretor de Projetos e Relações Institucionais; e Nazelie Bozian, Assistente da Presidência. Pelo ACNUR, participaram o Sr. Mohammed Abu Asaker, Oficial Sênior de Parcerias e Filantropia do ACNUR em Washington/DC, EUA; Sr. Davide Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil; Sra. Samantha Federici, Diretora de Parcerias com o Setor Privado do ACNUR Brasil; e a Sra. Marília Cintra Correa, Coordenadora de Parcerias Privadas e Filantropia.
Durante a reunião, Delduque Martins apresentou os Projetos e Ações Humanitárias e assistenciais desenvolvidos pela FAMBRAS no Brasil e na América Latina, em parceria com importantes entidades assistenciais mundiais e o Sr. Mohammed Abu Asaker apresentou o Programa de Filantropia Islâmica do ACNUR, que busca mobilizar recursos e parcerias alinhadas aos princípios da caridade islâmica. Esse programa tem como objetivo garantir apoio e assistência a refugiados e comunidades vulneráveis em diversas regiões do mundo – atualmente 140 milhões de refugiados e deslocados no mundo. A possibilidade de expansão dessa iniciativa na América Latina, com o apoio da FAMBRAS, representa uma oportunidade significativa para potencializar ações humanitárias e promover um impacto positivo na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Outro tema em pauta foi o Fundo Zakat para Refugiados voltado a garantir recursos para projetos de apoio a refugiados. Foram discutidas estratégias para implementar essa iniciativa no Brasil, buscando o engajamento da comunidade muçulmana e de instituições atuantes na filantropia islâmica.
O alinhamento entre as diretrizes do ACNUR e os valores de solidariedade e assistência promovidos pela FAMBRAS reforça a sinergia entre as duas instituições, criando uma base sólida para o desenvolvimento de projetos conjuntos que beneficiarão refugiados e comunidades vulneráveis em toda América Latina.
A FAMBRAS reafirma seu compromisso em promover iniciativas humanitárias e contribuir para soluções que fortaleçam os direitos e a dignidade dos refugiados no Brasil.