Islam Solidário reúne mais de 10 mil pessoas na zona Sul de São Paulo
Mais de 10 mil pessoas passaram, no sábado 27/09, pelo evento Islam Solidário, na Vila Santa Catarina, região sul da cidade de São Paulo, para participar da ação comunitária organizada pela Fambras, com o apoio da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos e da organização humanitária internacional Crescente Vermelho.
“Essa foi a primeira vez que recebemos uma ação social na comunidade. Tenho certeza que ficará na memória de todos, porque foi uma oportunidade única para melhorar a qualidade de vida da população carente de informação e de orientações de prevenção na área da saúde. Acredito que todas as pessoas são sujeitos da sua própria transformação social, desde que lhe sejam dadas condições para buscar e alcançar esta transformação”, afirmou João das Virgens, líder comunitário da comunidade Vietnã e presidente da Associação Conquistando um Espaço.
A região formada por 23 comunidades carentes, vinculadas a Associaçáo Conquistando um Espaço, recebeu mais de dezessete diferentes serviços gratuitos, oferecidos por voluntários, professores e alunos do Colégio 24 de Março (renomada instituição de ensino, especializada na formação de profissionais técnicos na área da saúde).
Conforme Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras e mantenedor do Colégio 24 de Março, a intenção do evento foi levar serviços as comunidades. “Nosso objetivo foi influenciar a atitude dos adultos das comunidades em relação às suas crianças e adolescentes, transformando a indiferença e a omissão em mobilização e ação. Tenho certeza que o Islam Solidário vai promover uma mudança no patamar de vida de cada pessoa, por apresentarmos novas oportunidades e perspectivas de ação, de educação e de qualidade de vida”, diz ele.
Em uma das ruas da Vila foi montada uma grande estrutura em tendas para atender os milhares de moradores que recorreram a exames de mama, testes de visão, diabetes, hipertensão, colesterol, hepatite C, orientações nutricional e odontológica, entre outras atividades. Foram oferecidas ainda, opções de lazer e recreação para as crianças.
Para Maria Helena, de 50 anos, que reside na comunidade há 27 anos, o Islam Solidário afastou a violência. “Ao invés de ter policiais, hoje esse lugar está cheio de pessoas que ajudam umas as outras. Aproveitei para fazer o exame de mama, que estou aguardando um retorno do posto de saúde há seis meses, e até agora nada”, desabafou ela ansiosa na fila de espera.
Durante o evento, foram distribuídos cerca de 4 mil conjuntos de agasalhos para crianças de 02 à 12 anos, que haviam previamente se cadastrado na Associação. O evento contou com a participação do cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Ahmed Al Suwaidi. “Essa ação foi o primeiro passo de muitos outros projetos, que iremos promover no Brasil, para transformar a história de vida das crianças, dos jovens e das famílias que vivem em situação de risco social”, contou o cônsul-geral.
Na visão de Wander Geraldo da Silva, subprefeito do Jabaquara, a iniciativa da Fambras estimula a cidadania e promove a melhoria das condições sociais da população carente. “Ajuda a comunidade, além de levar informação às pessoas, para que tenham conhecimento sobre a prática de solidariedade que os muçulmanos exercem”, apontou ele.
Durante o evento, foram realizadas ações de um outro projeto desenvolvido há mais de seis anos pela Fambras, o “Conheça o Islam”, que distribuiu mais de três mil livros, levando a comunidade o conhecimento e explicação sobre a religião e a cultura islâmica.
“Neste evento fortalecemos a atuação da Fambras com as lideranças comunitárias, articulando parcerias com o poder público, a iniciativa privada e a sociedade, para atender as necessidades das famílias relacionadas a assistência social, saúde, educação e informação. Vamos realizar outras ações sociais para dar uma nova vida às famílias para não perderem a esperança”, finalizou Mohamed Zoghbi, presidente da Fambras.
Balanco Geral
Distribuição de 4 mil agasalhos
Testes
Visão: 1300
Mama: 1200
Pressão arterial: 1000
Diabetes: 800
Colesterol: 250
Hepatite C: 200
Orientações
Odontológica: 400
Nutrição: 300
Fisioterapia: 100
Serviços:
Pintura no rosto: 800
Corte de cabelo: 500