Centro do Rei Salman para Assistência e Ajuda Humanitária entrega 297 toneladas de donativos às populações atingidas pelo furacão Beryl no Caribe

Em resposta às graves consequências do furacão Beryl, que, em julho de 2024, causou perdas de vidas e destruiu parte das Ilhas de Granada e São Vicente e Granadinas, o Centro do Rei Salman para Assistência e Ajuda Humanitária conduziu um amplo projeto de apoio às populações afetadas.
A ação contou com 297 toneladas de suprimentos distribuídos em duas fases: 192 toneladas para Granada e 105 toneladas para São Vicente e Granadinas. Entre os itens doados estavam alimentos, geradores elétricos, lâmpadas recarregáveis e máquinas empilhadeiras, além de suprimentos médicos, materiais de saúde e equipamentos para abrigos de emergência.
Logística foi realizada pela FAMBRAS
A FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, desempenhou um papel logístico essencial nesta missão. A entidade foi responsável pela coleta, armazenamento e gerenciamento das operações de envio de ajuda humanitária do Brasil para Granada, São Vicente e Granadinas, totalizando 21 contêineres para Granada e 20 contêineres para São Vicente e Granadinas.
A primeira fase da distribuição dos donativos contou com cerimônias formais em cada país, reunindo representantes dos governos locais e representantes do Reino da Arábia Saudita.
Em São Vicente e Granadinas, estiveram presentes o Ministro das Relações Exteriores, Comércio Exterior e Assuntos do Consumidor, Frederick Stevenson, e o Ministro da Saúde e Meio Ambiente, St. Clair Jimmy Prince. Em Granada, a solenidade teve a participação do Primeiro-Ministro, Dickon Mitchell, além da delegação do Centro do Rei Salman para Assistência e Ajuda Humanitária composta por Mohammed Al-Subban, Diretor do Projeto; pelo Mishal Al-Mutairi, Supervisor de Mídia e por Sultan Al-Jarbou, Supervisor de Compras.
O Reino da Arábia Saudita foi representado em ambas as cerimônias pelo Embaixador na República Bolivariana da Venezuela, Sua Excelência Abdullah bin Mohammed Al-Sihani. Representando a FAMBRAS, esteve presente o Sr. Ahmed Khalaf, Diretor de Programas Internacionais e Relações Estratégicas no Setor Humanitário.
Além disso, as equipes do departamento de Projetos e do setor de Comunicação e Marketing da FAMBRAS acompanharam de perto as atividades, prestando suporte desde as compras dos donativos até a cobertura e organização dos eventos.
O Primeiro-Ministro de Granada e os ministros de São Vicente e Granadinas expressaram profunda gratidão e apreço ao Rei Salman bin Abdulaziz Al Saud, ao Príncipe Herdeiro e ao Centro do Rei Salman para Assistência e Ajuda Humanitária, destacando a importância dessa ajuda no alívio do sofrimento das populações afetadas.
Essa iniciativa reafirma a dedicação do Centro do Rei Salman em promover a solidariedade e prestar auxílio às populações mais vulneráveis em momentos de crise, fortalecendo laços humanitários entre países e levando esperança em tempos difíceis.
O Centro Rei Salman de Ajuda Humanitária personifica os significados de solidariedade. A ação, vinda do Reino da Arábia Saudita e oferecida por meio do Centro Rei Salman de Ajuda e Ação Humanitária, reflete os valores da solidariedade humanitária, trabalhando para fornecer assistência às populações mais vulneráveis em tempos de crise. Isso contribui para fortalecer os laços humanitários entre as nações e levar esperança às comunidades afetadas em momentos de dificuldade.
Confira abaixo imagens de todas as fases das entregas:
Doações






















































Granada




















Saint Vincent and The Grenadines















