Nota de Pesar
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, chefe da igreja católica desde março de 2013.
O argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano da história. Seu pontificado teve como marcas, entre muitas outras, a defesa da dignidade humana – sobretudo com os pobres, excluídos, migrantes e refugiados; alertas contra as mudanças climáticas e seus efeitos; a promoção da paz e a solução dos conflitos internacionais; e a abertura do diálogo com outras religiões.
Neste sentido, vale lembrar a visita do Papa Francisco ao grande imã de Al-Azhar, Ahmad al-Tayyeb, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 4 de fevereiro de 2019. Juntos, assinaram uma declaração sobre a fraternidade humana em prol da paz e da convivência entre os povos, um documento sem precedentes que afirmou o entendimento comum das duas religiões sobre seu serviço à paz na humanidade inteira.
Em novembro de 2022, as duas lideranças voltaram a se encontrar no Bahrein, ocasião em que o Papa também se reuniu com os membros do Conselho dos Muçulmanos Idosos (Muslim Council of Elders) na Mesquita do Sakhir Royal Palace. De acordo com Francisco, os encontros marcaram “uma etapa preciosa no percurso de amizade que tem vindo a intensificar-se, nos últimos anos, com vários líderes religiosos islâmicos: um caminho fraterno que, sob o olhar do Céu, quer favorecer a paz na Terra”.
Para o Islam, assim como para os católicos, a morte não é um fim, mas um retorno a Deus. Ao nos despedirmos do Papa Francisco, rogamos para que o Altíssimo o receba com Sua infinita Misericórdia, e que sua caminhada terrena – marcada pelo compromisso com a paz, a justiça e a reconciliação – seja honrada e lembrada. Que seu legado permaneça como inspiração para todos aqueles que acreditam em um mundo mais fraterno.
Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS
