Grupo FAMBRAS aborda investimentos em encontro com representante do Estado do Tocantins

A ideia é desenvolver a unidade federativa para melhor atender o público muçulmano; social e operacional são os focos da tratativa

A presidência do Grupo FAMBRAS recebeu na tarde de ontem (18), o assessor especial do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, general Marco Antônio Martin da Silva, que conheceu os trabalhos da Federação e da certificadora. A reunião também serviu para fomentar a intenção de desenvolver o Estado em diversos âmbitos do Mercado Halal, com destaque nos setores de infraestrutura e logística e turismo.

Marco Antônio Martins da Silva foi recebido por Mohamed Hussein El Zoghbi e Ali Hussein El Zoghbi, presidente e vice-presidente do grupo, respectivamente. Durante a conversa, o general apresentou as qualidades de Tocantins capazes de atrair ações e investimentos de capital estrangeiro. Em contrapartida, os representantes do grupo mostraram intenção em tornar o Estado da região norte 100% Halal.

Tocantins é logisticamente bem localizado, com malha ferroviária e rodoviária que conecta diversas localidades do centro-norte brasileiro, algo fundamental para o transporte de produtos e mercadorias Halal. Ao receber subsídios para adequar sua estrutura para melhor atender o público muçulmano, o Estado pode ser o primeiro a ser certificado pela FAMBRAS Halal, se desenvolvendo em outro segmento e conquistando novos públicos.

Além da produção local, o turismo regional também pode ser beneficiado com a certificação. Segundo dados da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo – ATTR, 50 mil turistas devem visitar a região até o final do ano; pesca e bioma são alguns dos atrativos mais procurados.

O Grupo FAMBRAS ainda destacou que a cooperação ocorra em mais uma área, a social. A Federação e a certificadora realizam várias ações durante o ano, como a entrega de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade e o atendimento nas áreas de saúde e bem-estar, o que demanda a formalização de parcerias. Mediante um possível apoio formal, projetos sociais já executados conseguiriam atingir números expressivos e outros poderiam ser criados, conforme calendário e demanda de ambas as partes.

A reunião aconteceu em São Paulo Capital e foi a primeira de um ciclo de encontros. O momento contou com a participação de Delduque Martins e Mohamed Charanek, integrantes da diretoria do Grupo FAMBRAS.

Uma missão composta por membros do governo estadual para países árabes é estudada pela Federação a fim de que Tocantins desenvolva o segmento Halal em seu território.

Você pode gostar...