A expansão do islamismo na Ásia e África é tema da palestra de abertura do segundo dia de O Mundo Islâmico

IMG_3868

O Professor Doutor Andrew Patrick Traumann, do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Unicuritiba, iniciou sua palestra no segundo dia do curso O Mundo Islâmico com um dado que surpreendeu muitos participantes: apenas 18% dos muçulmanos de todo o mundo são árabes. “Só este número já nos leva a desmistificar a crença de que todo árabe é muçulmano e de que todo o muçulmano é árabe”, disse ele.

Traumann desenvolveu sua palestra mostrando como o islamismo se expandiu pela Ásia e pela África desde seu surgimento e abordou temas históricos importantes, cruzando a história mundial com a do próprio islamismo.  “Não é possível desassociar a expansão do Islam de fatos históricos mundiais. Em vários momentos da história, o Estado tentou controlar a expansão da religião ou se aliou a ela para chegar a algum objetivo”, enfatizou.

Alguns destaques da palestra foram a influência do Império Turco-Otomano, que perdurou do século 11 ao século 19, na expansão do islamismo, e a relação do Islam com a antiga União Soviética, já no século 20.

IMG_3894

IMG_3886

IMG_3860

Você pode gostar...