Antropóloga, Francirosy Barbosa, lança livro sobre performances da comunidade islâmica em São Paulo

Intitulado de Performances Islâmicas em São Paulo: entre arabescos, luas e tâmaras será lançado no próximo dia 19 na Mesquita Brasil

Intitulado de “Performances Islâmicas em São Paulo: entre arabescos, luas e tâmaras”, o novo livro de Francirosy Campos Barbosa é consequência da tese de doutorado defendida em 2007 pela professora na Universidade de São Paulo (USP). O livro será lançado no próximo dia 19 de agosto, às 18h30, na Mesquita Brasil, localizada na Avenida do Estado, 5382.

O livro é um estudo de campo que retrata elementos da simbologia da fé islâmica, observando junto às comunidades muçulmanas da cidade de São Paulo e de São Bernardo do Campo, através da etnografia de suas festas e da oração obrigatória nas sextas-feiras. “Considerei que os sentidos audição, tato, paladar, olfato, visão são re(modelados) no cotidiano islâmico, tanto para aqueles que nascem muçulmanos, portanto os descendentes de árabes, quanto para os revertidos”, comentou a Professora.

 

O livro é consequência da tese apresentada em 2007 na Universidade de São Paulo (USP) e não sua íntegra, explica. “Ele é sobretudo um esforço de tornar o texto mais agradável e interessante ao público”, finaliza.

Francirosy Barbosa é professora de antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e ministra aula de Gênero; Civilização Islâmica e o Papel da Mulher na Sociedade e o Islam no Brasil no curso “O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, no Itamaraty em Brasília.

Confirme sua participação no evento pelo link: https://www.facebook.com/events/437960266597354/?acontext=%7B%22ref%22%3A%2223%22%2C%22action_history%22%3A%22null%22%7D

 

Você pode gostar...