Autoridades dos Emirados Árabes Unidos visitam a FAMBRAS
No último final de semana, representantes das fundações humanitárias Mohammed Bin Rashid Al Maktoum e Suqia UAE desembarcaram no Brasil para uma série de atividades organizadas pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e pelo Consulado dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo.
O diretor geral da Fundação Mohammed Bin Rashid, Saleh Zahir Al-Mazroai, o chefe de departamento de projetos, Mohamed Mansour e as engenheiras da instituição Suqia UAE, Aisha El Naiemy e Maryam Abdelazez, foram recebidos pelo vice-presidente da Federação, Ali Zoghbi.
No domingo, todos participaram das duas edições do Islam Solidário, que aconteceram no extremo sul de São Paulo. Já são 4 anos de parceria entre a FAMBRAS e a Fundação Mohammed Bin Rashid. “No início da nossa parceria as ações atendiam 5 mil pessoas, hoje, já foram atendidas mais de 20 mil e isso é muito gratificante. Fiquei muito satisfeito com o que vi aqui no Brasil” afirmou Saleh.
A situação das comunidades carentes da capital paulista chamou atenção das autoridades, principalmente a questão da falta de saneamento básico nas terras indígenas Tenondé Porã. A engenheira Maryam, que é responsável por grandes projetos de tratamento de água da Suqia UAE, ressaltou a importância e a alegria de proporcionar água potável a essa população. “Nós implantamos o primeiro projeto em parceria com a FAMBRAS no ano passado e agora estamos desenvolvendo na comunidade indígena para um número maior de pessoas. Ver de perto os resultados nos encoraja a manter essa parceria para levar água potável a muitos outros lugares, esse é o objetivo da Suqia UAE.”
Dando continuidade às atividades, no dia seguinte os representantes conheceram a sede da Federação, onde foram apresentados os demais projetos e toda a estrutura da instituição. Eles participaram também da distribuição de roupas e brinquedos na Mesquita Santo Amaro. Já no último dia da viagem, eles cumpriram compromissos com o Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência Sr. Ibrahim Salem Alalawi, e o Governo do Estado de São Paulo, dentre eles, um encontro com a primeira-dama e presidente do conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria. Na ocasião, o Consulado e a Fundação Mohamed Bin Rashid realizaram a doação de R$100 mil reais para o Fundo Social, que será revertida em compras de cobertores para pessoas em situação de rua. Durante o encontro, eles também debateram sobre o intercâmbio entre Brasil e Emirados, e futuras parcerias para melhorias no estado.