Debate traz o papel da imprensa na divulgação do Islam

A segunda Mesa de Debates do curso “O Mundo Islâmico” foi formada ao fim do terceiro dia. Os jornalistas Ali Zoghbi (vice-presidente da FAMBRAS), Fernando Brâncoli (Globonews) e José Arbex Júnior (Caros Amigos) levaram ao público o tema “As narrativas midiáticas e seus impactos na relação com o Islam”.

Arbex trouxe casos atuais de cobertura da imprensa brasileira e mundial de atentados contra a vida, comparando a narrativa de veículos de imprensa diversos: por que alguns deles agiram de maneira correta, identificando atiradores como pessoas descontroladas, que atentam contra a vida, enquanto outros simplesmente classificam qualquer assassinato em massa como ato terrorista?

Brâncoli, por sua vez, disse acreditar que a imprensa brasileira ainda trata as questões do Oriente Médio como exóticas e o fato de haver poucos correspondentes internacionais de veículos brasileiros seja fator preponderante para a pouca produção de material internacional sofisticado, sem ser apenas reproduzido das agências de notícias internacionais, o que, causa uma homogeneização da informação.

A amplitude do tema levantou o interesse dos alunos, que participaram ativamente do debate, com perguntas levadas aos participantes, no final do debate.

 

Mediador: Professor Ali Zoghbi (FAMBRAS)

Convidado: Jornalista Marcelo Lins (Rede Globo)

Convidado: Jornalista Fernando Brancoli (UFRJ)

Convidado: Jornalista José Arbex Júnior (PUC-SP)

Você pode gostar...