FAMBRAS e CDHIC assinam termo de convênio para ações sociais e humanitárias

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) e o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) assinaram, ontem (31/03), um termo de convênio que marca o início de uma ampla cooperação entre as entidades. A parceria tem como objetivo o desenvolvimento de ações sociais e humanitárias em áreas de mútuo interesse, beneficiando imigrantes e refugiados no Brasil.


O documento foi assinado pelo Diretor de Relações Institucionais e Projetos da FAMBRAS, Delduque Martins, e pela Presidenta do CDHIC, Luiza Bassegio. Entre os principais eixos do convênio estão o desenvolvimento de projetos voltados para gastronomia, alimentação, esporte, estética, saúde e bem-estar; cursos profissionalizantes e de línguas; projetos sociais para o segmento de corte e costura; além da criação de um Banco de Empregos para conectar profissionais a oportunidades no mercado de trabalho. O convênio também prevê a implantação de um Núcleo de Prática Jurídica para atendimento gratuito.


Fundado em 2009, o CDHIC é uma organização da sociedade civil dedicada à construção de uma política migratória que respeite os direitos humanos de imigrantes e pessoas em situação de refúgio. A instituição atua na promoção da cidadania, fornecendo atendimento jurídico e social, assessoramento para regularização migratória, cursos de português, orientação sobre direitos trabalhistas e sindicais, além de ações de intercâmbio cultural. Todas essas atividades são realizadas no Espaço Migrantes, um programa que oferece suporte multidisciplinar gratuito a migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, asilados e apátridas.


O evento de assinatura do termo contou com a presença de representantes das duas instituições e convidados especiais. Pela equipe do CDHIC, estiveram presentes Paulo Illes (Diretor Executivo), Jaqueline Bertoldo (Rede Sem Fronteiras), Kathelly Menezes (Assessora de Direção), Isabella Roberta (Secretária Executiva), Laura Lopes (Coordenadora do Espaço Migrantes), Aline Moreno (Assistente Social), Juliana Albers (Voluntária), Tabita Tiede (Voluntária), Pietra Cortez (Voluntária), Isabel Min Ji Won (Estagiária), Ana Ribeiro (Financeiro) e Sidneia Ferreira (Articuladora Social).


Entre os convidados, destacam-se Camila Marques (Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado), Tatiana Rached (Coordenadora Estadual dos Centros de Integração da Cidadania) e Ana León (Coordenadora de Políticas para Migrantes da Prefeitura de São Paulo).


Com essa parceria, FAMBRAS e CDHIC reforçam seu compromisso com a promoção da inclusão e da dignidade dos imigrantes no Brasil, fortalecendo ações que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas.

Você pode gostar...