FAMBRAS inaugura primeira unidade do Projeto “Água, Saúde & Vida”

A FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, em parceria com a Fundação Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Global Initiatives, e com apoio do Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos e da Prefeitura de São Paulo, inaugurou na manhã de ontem (10),  a primeira unidade do Projeto “Água, Saúde & Vida” no Bairro Jardim São Pedro – KM 47, distrito de Marsilac, na região de Parelheiros.

O projeto foi desenvolvido e implementado pelo engenheiro sanitarista Delduque Martins, diretor de projetos da Federação, e tem como objetivo levar água potável, com ênfase na realidade social, cultural e econômica de populações de zonas rurais e de pequenas comunidades das regiões que ainda carecem de saneamento básico. “Consideramos a água um recurso natural essencial à vida e ao desenvolvimento das comunidades humanas e este projeto será uma grande contribuição para minimizar o sofrimento e os problemas de escassez hídrica, especialmente onde não há saneamento básico. É de fácil operação, manutenção e baixo custo” conta Delduque.

Na busca de um sistema de tratamento de água alternativo que pudesse atender as necessidades e com baixo custo de implantação e operação, e que ao mesmo tempo pudesse oferecer condições de saneamento satisfatórias para a população; a Federação foi em busca de uma solução 100% nacional, utilizando um módulo com um purificador de água criado por um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Prof. Roland Vetter, que utiliza tecnologia de tratamento com raios ultravioleta (UV) para purificar água e torná-la potável em poucos segundos.

De acordo com o vice-presidente da FAMBRAS, Dr. Ali Hussein El Zoghbi, a ideia do projeto é aproveitar as águas superficiais ou subterrâneas para potencializar o abastecimento de pequenas comunidades e núcleos populacionais com água potável. “Água é vida, e nada mais importante do que poder proporcionar para uma comunidade menos favorecida a possibilidade de tomar água potável. Este é um dos maiores projetos da Federação e agradeço a Fundação Mohammed Bin Rashid e a Suqia Dubai, dos Emirados Árabes Unidos que nos possibilitaram realizar esse projeto”.

O sistema é capaz de purificar até 400 litros de água por hora. A eficiência de eliminação é de até 99,5% das bactérias e fungos da água. A energia que abastece o sistema de tratamento é solar – captada através de painéis fotovoltaicos; que ainda é armazenada em baterias instaladas que asseguram o seu funcionamento mesmo na ausência de luz ou em dias chuvosos. Com a solução híbrida solar este projeto viabiliza a sua instalação em comunidades isoladas, além de uma expressiva redução de custos.

Os moradores da comunidade do Bairro Jardim São Pedro – KM 47 ficaram satisfeitos e gratos com a inauguração do Projeto “Água, Saúde & Vida”. O Sr. José Silva, aposentado, fez aniversário um dia antes e disse que foi o melhor presente que já recebeu. “Estou emocionado, agradeço de coração mesmo, não poderia receber presente melhor” declarou.

O Cônsul dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Sr. Ibrahim Salem Alalawi, e os representantes da Fundação Mohammed Bin Rashid, Sr. Mohamad Al Hammadi e Sr. Mohamed Mansour participaram da inauguração para conferir de perto o processo de purificação de água. Também marcaram presença o Deputado Federal Antônio Goulart, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Rodrigo Goulart, e o Subprefeito de Parelheiros, Sr. Adailson de Oliveira. “Nos dedicamos muito e hoje vemos a satisfação desta comunidade. Agradeço a todos os envolvidos pois nossa região é muito grande e carente, e realmente merece receber este projeto. Espero que possamos implantar pelo menos mais uns 30 sistemas como este em nossa região, pois ainda temos muitas comunidades que necessitam de soluções como esta” afirmou o subprefeito.

A FAMBRAS pretende ainda instalar outros sistemas como este na periferia da cidade de São Paulo e nos Estados do Amazonas, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e também no Distrito Federal. Para a gestão e manutenção da solução implantada, a Federação organizou e capacitou os técnicos da subprefeitura de Parelheiros e alguns moradores que atuam como responsáveis pela operação e sustentabilidade do sistema, e ainda distribuiu cartilhas orientativas para a população.

Você pode gostar...