FAMBRAS participa de seminário para criação de fundo de ajuda ao Líbano

O presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, Dr. Mohamed El Zoghbi, participou ontem (6) do seminário “Unidos pelo Líbano”. O encontro reuniu lideranças da diáspora libanesa e árabe e diplomatas na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), para discutir a possibilidade de lançamento de um fundo de ajuda ao Líbano.

A ideia foi lançada pela Embaixadora Carla Jazzar, encarregada de negócios da Embaixada do Líbano em Brasília. Atualmente, o país enfrenta uma das maiores crises econômicas da sua história. A explosão no Porto de Beirute, em agosto do ano passado, e a pandemia de covid-19 agravaram o cenário econômico do Líbano. Após a tragédia em Beirute, o Brasil enviou ajuda humanitária ao Líbano.

Segundo Jazzar, a libra libanesa perdeu mais de 100% do seu valor e a situação pode piorar. Isso fez cair drasticamente o poder de compra do salário médio local. “Isso diminui a capacidade das pessoas de pagarem por comida, moradia, saúde”, disse a diplomata.

O seminário foi transmitido pela internet para compartilhar a ideia com a colônia libanesa e o público. Com a formação de um grupo de trabalho, será possível discutir a implementação do fundo e de outras iniciativas para ajudar o Líbano na recuperação econômica.

Para debater as possíveis estratégias, a reunião contou com a participação do ex-presidente Michel Temer, que liderou a missão oficial brasileira no ano passado, após explosão no Líbano; Rudy El Azzi, cônsul geral do Líbano em São Paulo; Embaixador Sidney Leon Romeiro, diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores; Senador Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP; e Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed El Zoghbi, sugeriu a criação da comissão de trabalho para colocar o fundo em operação. O objetivo do fundo é atrair recursos privados e públicos, para que seja possível o apoio a comunidades, setores ou empresas no Líbano, gerando oportunidades de emprego, renda sustentável e auxiliar no desenvolvimento de segmentos.

Você pode gostar...