FAMBRAS participa pela sexta vez da Bienal do Livro

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo teve início nessa sexta-feira (3) e deve receber 700 mil visitantes até seu último dia

Às 09h da manhã o Palácio de Convenções do Anhembi, em Santana, Zona Norte de São Paulo, concentrava passos rápidos e olhos atentos dos curiosos afim de saber o que reservava a 25º edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O estande da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, projetado para atrair os olhos curiosos dos leitores ávidos por conhecimento, tinha paredes brancas vazadas e cores em tom neon azul, pensados exclusivamente para contrastar com as características arabescas; os lustres, que faziam parte da decoração, eram originais do Oriente Médio, coloridos e decorados com pedrarias feitas à mão, sem dúvida, essa era uma das principais atrações do estande.

Todos que passavam se encantavam com os pilares decorados com a palavra “paz” escrita em diversos idiomas e com as televisões que apresentavam informações e assuntos que envolvem a religião islâmica. Um dos temas que mais chamou atenção do público foi “A Era de Ouro do Islam” que trata dos grandes inventores muçulmanos.

Para apresentar esses muçulmanos que mudaram a história da humanidade e explicar os fatos históricos de forma didática e lúdica, a Federação produziu uma exposição com bonecos dos inventores e também disponibilizou cards educativos para as crianças.

A visitante Yanara Miranda esteve no estande da FAMBRAS com sua filha de apenas 7 anos e disse que as luzes neon e a decoração chamaram atenção “passamos em frente e achamos muito bonito e decidimos entrar, os detalhes arabescos, os lustres, tudo muito caprichado. “

Yanara conta que sempre procura mostrar diferentes culturas para sua filha e frequentar eventos educativos como a bienal é algo que elas gostam muito. “Ela adorou os vídeos sobre os inventores e aprendeu bastante coisa. Esse tipo de conhecimento é muito importante. “

Os visitantes que passarem pelo estande da FAMBRAS, poderão obter informações sobre a religião e receberão livros gratuitos. Ao longo dos dez dias de feira a Federação promoverá também o lançamento da história em quadrinhos “KHALIL”, do livro “Discursos Diretos” da estudante Ana Clara Sampaio, apresentação de teatro e o debate inter-religioso com participação do vice-presidente Ali Hussein El Zoghbi.

“Participar da Bienal do Livro é uma grande oportunidade para combater os estereótipos, a expectativa é que muitas pessoas saiam de nosso estande com informações de qualidade. “ afirma o vice-presidente Ali Zoghbi.

Abertura oficial da Bienal do Livro

Esta edição marca os 50 anos da primeira Bienal do Livro de São Paulo, para a ocasião, uma abertura especial foi realizada na noite de ontem (2). A cerimônia reuniu 800 pessoas no Auditório Elis Regina, no Anhembi.  O presidente da FAMBRAS, Dr. Mohamed Hussein El Zoghbi, o vice-presidente, Ali Hussein El Zoghbi, o diretor de projetos, Delduque Martins e o direto do departamento de Relações Internacionais, Ahmed Khalaf compareceram ao evento para prestigiar o convidado de honra deste ano, o Emirado de Sharjah, terceira maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. As atrações de Sharjah foram apresentadas por Sua Alteza Sheikh Fahim Al Qasimi, diretor do departamento de relações gerais do Emirado de Sharjah. O Emirado terá a participação de 40 autores e obras traduzidas para o português. Também estiveram presentes Sua Excelência Cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sr. Ibrahim Salem Alalawi, o diretor da Associação do Livro, Sr. Ahmed Al Amari, o diretor do departamento de cultura de Sharjah, Sr. Abdallah Al Owis, o Cônsul Comercial do Egito Mohamed Elkhatib e o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas.

 

Você pode gostar...