Islam nas Escolas: FAMBRAS promove palestra sobre a religião e a cultura islâmica

Projeto Islam nas Escolas fortaleceu parceria entre escola estadual e FAMBRAS

 

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS realizou importante ação social na última quinta-feira (23), no colégio Joaquín Suárez, localizado no bairro Fazenda da Juta, em São Bernardo do Campo. Os alunos do sexto ano do ensino fundamental puderam assistir a uma palestra que disseminava o conhecimento sobre a cultura e a religião islâmica, além dos grandes feitos realizados na história, pelos inventores muçulmanos. No decorrer da dinâmica, os estudantes foram contemplados com alguns kits do Projeto Islam nas Escolas. Os kits eram compostos por gibis da turma do Khalil, que já estão em sua oitava edição, além de um jogo de cartas (Trunfo Invenções que mudaram o mundo – as criações de grandes muçulmanos). Cada carta possui um breve resumo da história dos personagens e suas invenções.

O Projeto Islam nas Escolas contou com a participação do influenciador digital e administrador da página História Islâmica, Victor Peixoto. Ele palestrou para as turmas do ensino fundamental sobre grandes invenções criadas por muçulmanos que beneficiam a humanidade até os dias de hoje. Além disso, sua apresentação também destacou a desmistificação acerca do Islam, tratando não só de religião, mas também de acontecimentos históricos do mundo islâmico e assuntos atuais como por exemplo, o combate à intolerância religiosa, Islamofobia e a desconstrução de estereótipos religiosos.

“A transmissão cultural e a sinergia com os estudantes são dois dos aspectos que considero os mais gratificantes neste projeto. A curiosidade e a sede de aprendizado que os pequenos demonstram pelo tema da civilização islâmica é notável”, disse o palestrante, Victor Mansur Peixoto.

A professora de literatura do ensino fundamental e médio, Katia Marion Penninck, ressaltou a importância de disseminar os conhecimentos de outras culturas para que as crianças do colégio Joaquín Suárez, tenham acesso a diferentes aprendizados, além dos livros que a instituição já possui.

“Sabemos que trazer o conhecimento para escolas estaduais nem sempre é uma tarefa fácil. A importância das salas de literaturas nas escolas estaduais tem possibilitado cada vez mais o incentivo à educação. Parcerias como essa trazem nada mais nada menos do que uma rica parte da história e da cultura islâmica para nossos alunos e até mesmo para nós professores. Diante disso, os estudantes passam a criar interesse pelo aprendizado da cultura nacional quanto de outros povos e países. A disseminação da cultura islâmica também possibilita que nossos alunos não fiquem limitados a buscar conhecimento apenas nos livros, mas também através de palestras nas quais abordam com maior profundidade importantes detalhes históricos. Além disso também é muito importante para a formação dos jovens entender sobre a desmistificação de qualquer cultura para que não se crie preconceitos. Fico feliz e agradeço em nome da Escola Estadual da Leste (4), na Fazenda da Juta. Não há dúvidas de que esta oportunidade agregará tanto para a vida pessoal de nossos alunos, quanto para a vida profissional. As crianças de nossa comunidade precisam de mais ações como essa, não podemos limitar o acesso à educação”, disse a professora de literatura”.

Islam nas Escolas

Este é mais um projeto realizado pela Federação das Associações Muçulmanas que promove o incentivo do aprendizado através da educação e da desmitificação acerca do Islam, tratando não só de religião, mas também de acontecimentos históricos do mundo islâmico, como por exemplo, o combate à Islamofobia e a desconstrução de estereótipos religiosos. É por meio de palestras e exposições interativas como essa, que a FAMBRAS proporciona uma experiência diferenciada para crianças e jovens das escolas do Brasil. Professores especializados em história e cultura islâmicas compartilham as premissas do Islam e ensinam os principais acontecimentos históricos do mundo islâmico. O principal objetivo é alavancar o conhecimento da cultura islâmica e sua religiosidade extinguindo todo e qualquer tipo de preconceito.

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil realiza ações sociais há mais de 40 anos. Fomentar a educação desde o ensino básico até o ensino superior é apenas mais uma de suas metas para colaborar com o desenvolvimento e com o avanço da igualdade social. Somente através de projetos como esse é possível alcançar um futuro que oferece mais oportunidades para pessoas menos favorecidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar...