Islam Solidário atende 20 mil pessoas em Parelheiros

Na tarde fria do último domingo (4), 20 mil pessoas compareceram ao Islam Solidário para realizar exames e participar das atividades de cultura e lazer.

A iniciativa da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com a Fundação Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, Colégio 24 de Março, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Regional de Parelheiros, beneficiou duas comunidades do extremo sul da capital paulista. A ação social levou atendimentos à população de Parelheiros e à comunidade indígena Tenondé Porã.

Foram oferecidos gratuitamente exames de prevenção ao câncer de mama, hipertensão, diabetes, colesterol, orientação nutricional e odontológica, e o atendimento mais esperado do dia: exame oftalmológico com distribuição de óculos gratuitos.

A população não mediu esforços para aproveitar os serviços oferecidos. Mais de 50 pessoas enfrentaram uma das madrugadas mais frias do ano para garantir um par de óculos. Maria Valdomira chegou na fila 1h da manhã acompanhada da filha e das netas. “Eu estava precisando trocar meus óculos há dois anos, estava usando com a receita vencida porque não tinha dinheiro pra fazer outro, eu gastaria mais de 700 reais para trocar” contou.

A doação dos óculos é realizada em parceria com a Associação HLVer, que produz óculos a preço acessível para a população carente. A presidente da Associação, Bruna Rocha, se deparou com casos graves de problemas oftalmológicos durante os atendimentos. “Hoje atendemos 500 pessoas, teve gente que dormiu na fila, gente com filho pequeno em um dia frio como esse, isso mostra a necessidade dessas pessoas. Nos deparamos com casos de graus altíssimos e o projeto da HLVer tem a capacidade de melhorar vidas” declarou.

Além dos atendimentos médicos, os moradores tiveram acesso a corte de cabelo, limpeza de pele, massagem e serviços da defensoria pública do estado de São Paulo, como segunda via de documentos.

A programação cultural contou com oficina de grafite comandada pelos grafiteiros Bruno Gambá, Inedto e William Magros, e apresentação de capoeira do Grupo Progresso. As crianças se divertiram também com muita pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis, pintura de rosto, escultura de bexiga e ainda foram presenteados com brinquedos ao final do evento.

Na aldeia Tenondé Porã, os guaranis também desfrutaram dos atendimentos médicos e foram contemplados com outro projeto da FAMBRAS, o “Água, Saúde & Vida”, que consiste na instalação de purificadores de água e sistema para tratamento de esgotos.

“É muito gratificante proporcionar melhorias para a comunidade indígena, quando descobrimos que eles precisavam de um sistema de saneamento e água potável, nos dedicamos imediatamente para solucionar esses problemas” afirmou Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação.

As crianças que vivem na aldeia também receberam brinquedos e foram doadas cestas básicas para 700 famílias da comunidade, que abrange ao todo 8 aldeias.

Você pode gostar...