Mundo Islâmico: terceiro módulo do curso tem Certificação Halal como tema primário

Profissionais explicaram para os inscritos sobre o selo de qualidade dos produtos Halal, bem como a logística de transporte

O penúltimo dia de curso “O Mundo Islâmico” abordou o processo de Certificação Halal na cadeia produtiva brasileira. Para desenvolver o assunto, especialistas compartilharam com os inscritos as práticas de operação desenvolvidas por certificadoras e empresas. O terceiro módulo também enfatizou a boa procedência, sustentabilidade e segurança dos produtos certificados.

Mantendo o mesmo formato de ensino (on-line), a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) sensibilizaram membros do setor produtivo nacional para as oportunidades e as relações de comércio internacional com demonstração na prática em importação e exportação, envolvendo o perfil dos consumidores muçulmanos – que hoje já são 1,9 bilhão de consumidores.

Em ordem de explanação, os professores foram Elaine Carvalho, coordenadora de qualidade da FAMBRAS Halal, Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente do Grupo FAMBRAS, e Flavio Redi, CEO e Co-founder da Startup Ecotrace Solutions. Cada um ministrou uma aula de aproximadamente 40 minutos; rastreabilidade de produtos brasileiros, com transparência entre todos os elos da cadeia de produção, também estava entre os conteúdos transmitidos.

“É preciso olhar com cuidado para os valores do ESG (Environment, Social and Corporate Governance) e para o consumo ético, práticas já bem inseridas na cultura islâmica. Para o consumidor muçulmano, é preciso que ambas as coisas estejam em sinergia e se complementem, principalmente numa agenda sustentável”, destacou Ali Zoghbi, enfatizando a exigência da comunidade muçulmana.

A edição de 2023 do curso “O Mundo Islâmico” possui mais de 1.000 inscritos, que devem registrar até o final dos módulos, pelo menos, 75% de participação para emissão do certificado. A expectativa dos gestores é que o Brasil consiga estabelecer mais parcerias comerciais com o mercado árabe-islâmico após conclusão do ensino.

 

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