No Dia Estadual da Liberdade Religiosa, FAMBRAS participa de Encontro Inter-religioso

Hoje, 25 de maio, é celebrado o Dia Estadual da Liberdade Religiosa no Estado de São Paulo. A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS participou do 1º Encontro Estadual de Liberdade Religiosa, promovido pelo Governo de São Paulo.

Com o objetivo de celebrar a liberdade religiosa e ressaltar a importância de defender e disseminar uma cultura de paz em todo o Estado, a cerimônia aconteceu na tarde de hoje, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a presença de mais de 1.000 pessoas, dentre elas autoridades políticas, diplomáticas e religiosas, como o governador Rodrigo Garcia; o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa; o embaixador Affonso Massot, secretário executivo de Relações Institucionais; a deputada estadual e fundadora da 1ª Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP, Damaris Moura; o ex-deputado Antônio Goulart; os cônsules-gerais da Alemanha, da Espanha, do Paraguai, da República das Ilhas Marshall e dos Emirados Árabes Unidos e os vice-cônsules da Suíça e da Turquia. Além de representantes das mais diversas religiões.

Representando o a FAMBRAS, estiveram presentes o vice-presidente Ali Zoghbi e o diretor de Relações Institucionais Delduque Martins. Participaram também sheikhs representantes das comunidades islâmicas de São Paulo.

Na ocasião, foram debatidas questões e propostas para combater a intolerância religiosa. O encontrou promoveu ainda a assinatura de um documento que autoriza a criação de um grupo de trabalho para elaborar estudos e compilar propostas visando regulamentar e implementar o “Prêmio Promoção da Liberdade Religiosa”.

O Estado de São Paulo é pioneiro, no país, no estabelecimento de garantias contra a intolerância religiosa, e a formação do Fórum Inter-religioso, pela Secretaria da Justiça e Cidadania, foi um dos primeiros passos nesse sentido e já serve de exemplo para outros estados.

No formato atual, o Fórum Inter-religioso é presidido pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa e reúne 100 membros no total, representando 27 segmentos religiosos, além de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública e ONGs.

Durante o encontro, os membros do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença – que acolhe denúncias de discriminação religiosa baseadas na Lei Estadual nº 17.157/2019 – receberam um certificado de reconhecimento pela dedicação e bons trabalhos prestados desde 2013.

 

Você pode gostar...