Nota de repúdio ao ataque terrorista ocorrido em Marselha

São Paulo, 02 de outubro de 2017

Uma sucessão de ataques terroristas vem disseminando o medo em todo o mundo. Muito pior são as razões utilizadas para justificá-los: quase sempre o ódio e a intolerância.

Ontem, a França viveu, novamente, este pesadelo. No sul do país, duas mulheres foram mortas a facadas na estação de trem de Marselha. Autoridades francesas investigam a hipótese de “terrorismo”, uma vez que o país, nos últimos dois anos, vem sendo alvo de grupos extremistas. Em novembro de 2015, 130 pessoas foram mortas em Paris. No ano passado, um homem atropelou uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha na cidade de Nice, matando 86 pessoas.

Como entidade representativa do Islam no país, a FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, condena tais atos: a vida humana é a mais importante criação de Deus. Não há argumentos que justifiquem atentados contra ela.

A FAMBRAS roga a Deus que console os que sofrem em decorrência desta violência. Pede, ainda, que os homens não desistam da busca pelo entendimento, sobretudo, das diferenças – que não podem ser argumentos para embates, mas sim, oportunidades para o exercício do respeito e da tolerância.

Não é a religião, a etnia, a condição social ou o gênero que definem o valor de um ser humano, mas sim, os sentimentos e os valores que norteiam sua existência. Enquanto esta lição não for aprendida, viver em paz – um direito de todas as pessoas – será apenas uma utopia.

FAMBRAS

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil