Palestrantes se aprofundam na filosofia islâmica e no papel da mulher muçulmana na sociedade

A mulher na sociedade e as manifestações artísticas e culturais do povo muçulmano, foram os temas desse segundo dia do curso Mundo Islâmico – Sociedade/Cultura/Estado, promovido pela Fambras, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, no Instituto Rio Branco em Brasília.

Mais de cem participantes, diplomatas brasileiros e outros servidores do Governo Federal, além de representantes de países sul-americanos, tiveram a oportunidade de discutir com a professora Beatriz Bissio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, questões relacionadas a filosofia, literatura, artes e a produção intelectual contemporânea do mundo islâmico e sua relação cultural com o ocidente.

Primeira palestrante do dia, Beatriz Bissio é autora do livro “O Mundo Falava Árabe”, e é chefe do Departamento de Ciência Política, da UFRJ.

A polêmica discussão em torno do papel da mulher na sociedade muçulmana, e na produção cultural e científica foi abordada pela reitora da UNIFESP, Soraya Smaili, na palestra que encerrou o modulo II do curso.

Ela empolgou os participantes com abordagens sobre os direitos da mulher, os movimentos feministas e a mulher na produção do conhecimento. A professora lidera em São Paulo movimentos culturais que envolvem a comunidade muçulmana brasileira e é uma das mais respeitadas especialistas do pais, nas questões da ciência e cultura islâmica.

“Esse curso está sendo uma rara oportunidade de conhecermos mais profundamente os muçulmanos e o mundo islâmico. O que aprendemos aqui, com certeza vai contribuir para que possamos corrigir eventuais distorções, que muitas vezes, nos confundem sobre o comportamento dessa sociedade e de seus cidadãos”, afirmou Paulo Roberto Silva Gomes, um dos participantes, representando o Ministério da Defesa.

 

meios2oraiasmile(2)

meio2segundodia(1)

promacao32

Você pode gostar...