Presença internacional da terceira mesa de debates enriquece conteúdo de O Mundo Islâmico

A terceira Mesa de Debates de O Mundo Islâmico contou com a presença de Renaih Hanna Saleh Halter, Doutora pelo Royal Institute for Inter-Faith Studies, da Jordânia, que emocionou a plateia com seu posicionamento sobre direitos humanos, tolerância e otimismo em relação ao tema do debate: O diálogo inter-religioso como instrumento para uma cultura de paz e seu papel na crise mundial.

Renaih não trouxe dados mundiais, tão pouco falou da História ou de luta: ela abordou a paz, a compaixão e a tolerância como as ferramentas para que o Islam seja compreendido e também compreenda as outras religiões. “Somos como um mosaico, que tem várias peças, de tamanhos e cores diferentes mas que, juntas, formam uma bela peça de arte. Para formar essa obra de arte, porém, não podemos estar separadas”, disse ela.

Em sintonia com a Dra. Renaih, o professor Mohamed Habib, segundo debatedor, um dos muçulmanos mais conhecidos do Brasil, comentou que seus filhos são casados com judeus e cristãos e, portanto, sua família é “abraânica”, o que causou risos na plateia. Ele comentou que há, no Brasil, inúmeras iniciativas para o diálogo inter-religioso, como o Instituto Plural, e enfatizou que o mundo acadêmico deve ser a alavanca para essa prática.

Mediou essa importante mesa a professora Arlene Clemesha.

Você pode gostar...