Projeto Juntos Por Todos oferece exames médicos para refugiados em celebração ao Dia Mundial do Refugiado

Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) realizou hoje (20), o “Projeto Junto por Todos” no Centro de Integração e Cidadania do Imigrante, na Barra Funda. O evento ofereceu gratuitamente testes de glicemia, exames de colesterol, medição de pressão arterial, 50 consultas oftalmológicas, além da distribuição de óculos para quem precisava, em parceria com o Instituto Suel Abujamra e a ONG Renovatio.

Entre os presentes, destacaram-se Ali Zoghbi, vice-presidente do Grupo FAMBRAS, Delduque Martins, diretor de projetos e relações institucionais do Grupo FAMBRAS, Carlos Dias, diretor de comunicação e marketing do Grupo FAMBRAS, Ibrahim Abou Nimri, diretor de eventos do Grupo FAMBRAS, Raul Cristiano, secretário executivo da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon do Estado de São Paulo, George Ramos, pesquisador econômico do Consulado dos Emirados Árabes, e Ali Hayek diretor do Instituto de ensino Colégio 24 de Março.

Ali Zoghbi se emocionou com o evento e relembrou a história de seu pai, que também foi refugiado aqui no Brasil. “Não tem como eu deixar de refletir sobre quem sou. Meu pai foi um refugiado, ele chegou no Brasil em 1950, após a segunda guerra mundial, vindo do Líbano, em uma situação de penúria total do país. Ele tinha que sustentar os irmãos e chegou aqui no Brasil para que pudesse tentar uma vida mais adequada. Muitas décadas depois, aqui estamos”, disse.

A dona de casa, Cintia Mendonza, falou da importância do Juntos por Todos para pessoas igual a ela, que muitas vezes não têm condições de fazer exames oftalmológicos e comprar óculos para ela e os filhos. “Eu achei muito interessante porque meus filhos precisavam muito passar em um oftalmologista e ir em uma clínica particular fica pesado para mim, pois tenho três crianças. Então, eu vim para conhecer como era”, falou.

Além dos exames de saúde, a FAMBRAS distribuiu tâmaras aos presentes. A fruta é rica em minerais – ferro, potássio, zinco, fósforo, manganês, cálcio –  além de vitaminas como a A, C e do complexo B.  O consumo regular contribui para fortalecer o sistema imunológico, prevenir a anemia e doenças neurodegenerativas, além de aliviar o estresse, entre muitos outros benefícios. Do ponto de vista espiritual, a fruta simboliza a fé e a abundância.

Vale destacar que houve a presença de outras entidades no evento oferecendo variados tipos de serviços para os refugiados – entre eles orientação jurídica, serviços migratórios e emissão de documentos.

Veja fotos do evento:

Você pode gostar...