Terceiro módulo do curso “O Mundo Islâmico 2021” destaca os produtos Halal e as vantagens para o agronegócio brasileiro

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizaram na manhã de hoje, o terceiro módulo do curso on-line “O Mundo Islâmico 2021 – Oportunidades e Desafios para o agronegócio brasileiro em um cenário Pós-Pandemia”.

O Curso tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e da Academia Halal do Brasil.

Com o tema: “Produto Halal – Conceito, Confiabilidade e Certificação” as aulas do terceiro dia de curso abordaram as questões relacionadas aos produtos Halal e os processos necessários para exportação.

Ali Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS; Sulivan Pereira Alves, diretora técnica da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal; e Tamer Mansour, CEO e Secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, foram os responsáveis por ministrar as aulas.

Em sua apresentação, Ali Zoghbi explicou o conceito Halal, o processo de abate e certificação, e as normas internacionais. Ali destacou ainda o pioneirismo da FAMBRAS, que realizou a primeira exportação de carne de frango Halal na década de 70.

Outro ponto importante mencionado pelo vice-presidente da FAMBRAS foi a criação do Sys Halal, sistema de rastreabilidade que confere ainda mais credibilidade e confiabilidade em tais itens em nível mundial.

“O Sys Halal é um sistema inovador que traz ainda mais segurança e estabilidade aos clientes e consumidores. Respeitando todas as normas técnicas nacionais e internacionais, garante qualidade e conformidade durante todos os processos”, disse.

Sulivan Pereira Alves abordou as certificações Halal e as vantagens competitivas aos produtos brasileiros. Sulivan afirmou que o Brasil possui uma das mais avançadas indústrias agropecuárias do mundo, com recursos naturais, produção integrada, status sanitário, flexibilidade e variedade de mercados, e investimento em tecnologia.

Ela citou ainda a importância de uma produção sustentável, que também está inserida no processo Halal, e apresentou as oportunidades de mercado. “O Brasil é especialista em atendimento personalizado ao país importador e isso nos dá um grande diferencial, que só é possível porque temos os outros pré-requisitos. Isso configura uma produção sustentável. ”

Já Tamer Mansour, falou sobre a evolução tecnológica da certificação Halal no Brasil e compartilhou dados do mercado digital global. Tamer explicou que, atualmente, a maioria dos países árabes possui leis sobre e-banking, e-commerce, e-service e e-business, o que facilita nas relações comerciais, principalmente neste período de pandemia, em que os recursos on-line são tão necessários.

A influência das mídias digitais na educação, emprego e empoderamento da população jovem e das mulheres, também foi outro ponto mencionado por Mansour.

“A inteligência artificial ajudou nas exportações brasileiras aos países árabes. Os gastos em termos de transformação digital atingiram um crescimento”, declarou ele.

O terceiro módulo foi mediado pelo Auditor Halal da FAMBRAS Halal e Coordenador de Treinamento da Academia Halal do Brasil, Adel Yahya e pela Gerente de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Fernanda Baltazar.

Ao final das aulas, foi realizada uma sessão de perguntas e respostas ao vivo e os docentes responderam a diversas questões levantadas pelas centenas de espectadores.

O último módulo do curso acontecerá no dia 8 de julho, das 9h às 11h, ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom.

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